Breve Resumo:

Na Roma Antiga os romanos foram os primeiros a estruturar os direitos da sociedade romana. Existia a assembléia do povo, onde o poder criava as leis e estabelece as diretrizes. Dentro da assembléia os cônsules do partido da tribuna e os cônsules do partidos dos patrícios. Sobre os patrícios é sabido que sempre estavam à frente das decisões, enquanto que os da Tribuna eram meramente figurantes (estratégia de Roma). O Senado que era formado pelos cônsules tinha autoridade de homologar e/ ou vetar as leis e diretrizes.

Em Roma o cidadão pertencia ao Estado, mas já na Grécia o cidadão era membro do Estado e, pois isso na Grécia as leis estavam dentro das pessoas, como uma parte que o constitui. Assim, em Roma se separava o poder da autoridade para não se ter autoritarismo e o sentido de apropriação do estado eram reais, e por isso quando se criou o Império Romano houve então a decadência.

Na Grécia Antiga, quando Sócrates foi condenado a morte o Estado não pode executar a sua sentença de morte, pois como o individuo era membro do Estado não se podia atentar quanto a vida de ninguém, então coube ao próprio Sócrates se encarregar de tirar sua própria vida.

Já Aristóteles teve seu trabalho interrompido por não ser cidadão de Atenas que afastar algumas vezes depois que Platão morreu, pois não era permitido assumir um cargo da cidade de não fosses nascido ali. Quando Alexandre o grande assumiu poder da Grécia Aristóteles esteve à frente no mundo Grego participando como filosofo da sociedade, mas assim que Alexandre faleceu, Aristóteles deixou a Grécia e ate hoje não se sabe o que aconteceu com ele, porque ao ir embora ele deixou para trás todos suas obras que passaram muitos tempos desconhecidos ate que um dia foi encontrado.

Muitos filósofos também contribuíram a cerco do tema “direito” e beberam na fonte Maquiavel. Filosofo que escreveu vario texto e livro interessantes sobre o tema. Hegel foi um que bebeu na fonte de Maquiavel e também desenvolveu sua filosofia do direito.

Para Hegel , as coisas são simultâneas, ou seja, tudo acontece ao mesmo tempo . as palavras chaves(AUFHEBEN) de Hegel são: negar, conservar(supra-sumo) e elevar. Ex: a flor e o supra-sumo do botão. Determinar é a qualidade de ... Ex: um quadro branco já diz que não é de outra cor. Determinar não é causar.

Hegel também diz que o fundamento dos últimos não é o material, e exemplifica isso quando diz que a educação esta na metafísica material e por isso seria importante se aprende tudo sobre si próprio, pois isso entusiasmaria a curiosidade sobre o saber para os alunos. Deus é absoluto e por isso tudo esta em Deus. Real é o ideal. Real é o todo e o absolto. O ideal é o que esta na existência nossa.

Na burguesia as pessoas só são verdadeiramente livres se forem economicamente. O novo é bom e as pessoas são livres através de seu trabalho. Hegel acreditava que a burguesia estava certa em pensar e agir assim, pois o que predomina na sociedade civil de fato e de direito tem que ter a justiça e as cooperações.

O verdadeiro partido político é aquele que compartilha um projeto de sociedade comum, afirma Hegel, pois isso aqui no Brasil não existem nenhum partido de fato, pois dentro dos próprios partidos políticos existem pensamentos diferenciados sobre projetos para sociedade.

O Estado é a constituição do Estado ou as leis que regem a nação, por tanto os cidadãos tem que se reconhecer nas leis para legitimá-las. O individuo tem que entender que é através da lei que ele ira fazer parte da sociedade. Não se pode haver nenhum poder acima do Estado, diferente do que acontece hoje no Brasil.

0 Comments:

Post a Comment